Vários alunos de jornalismo de diferentes universidades se reuniram no dia 1º de abril de 2009 em frente ao Superior Tribunal Federal, em Brasília, para protestar contra a iniciativa do Ministro Gilmar Mendes em defender a não obrigatoriedade do diploma para a profissão de Jornalismo.
Liderados pela UNIMEP, com gritos e instrumentos musicais, os alunos protestaram pacificamente, pedindo para que não aplicassem esse ‘golpe’ na profissão que eles escolheram.
Com gritos como "Ô seu ministro, preste atenção, muito respeito com a nossa profissão", os alunos conseguiram uma visibilidade além de mostrar para quem estava dentro daquele prédio que o jornalismo merece ser feito com qualidade e ética e isso será mais fácil se o diploma for obrigatório. No entando após dois votos pela extinção da Lei de Imprensa, STF adia julgamento para o dia 15.
Em uma recente entrevista com uma das editoras do Jornal de Piracicaba, Elieni Destro, ela diz que é indispensável o diploma para o jornalista, pois é fundamental que ele conheça aquilo que escolheu para a sua vida profissional.
Afinal quando somos questionados sobre a nossa profissão respondemos sem hesitar: Sou Jornalista, e "ser" uma profissão é muito mais do que fazê-la bem, é sentí-la, vivê-la e principalmente conhecê-la como ninguém; o amador desconhe essas três condições básicas para se afirmar como alguém
Imagens: Lucas Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário