O jornalismo moderno é caracterizado pela ampliação da vida urbana, a formulação de um público leitor, o que cria um público cada vez mais exigente. Entre outras características estão também a periodicidade-tempo, atualidade-tempo e a universalidade (espaço e tempo).
O jornalismo contemporâneo a cada dia que passa, amplia a maneira de transmitir informações dos mais diferentes interesses da comunidade.
Há a chamada "crise do jornalismo contemporâneo" que aponta que todas as formas de mídia publicam ou veiculam o que "vende" ou é "mais polêmico" e não o que é de real interesse de seu público.
Hoje em dia, tendo a tecnologia como aliada, a disseminação de qualquer informação ficou muito mais fácil, à partir da internet todo mundo pode dizer, escrever o que bem entende, porém isso não significa que todos sejam jornalistas. Para legitimar, dar sentido e organizar as informações para a sociedade é necessário jornalistas éticos e bem formados.
Enfim, o jornalismo contemporâneo com sua grande abrangência consegue responder às necessidades de conhecimento da sociedade, que ora se mostra muito limitada, ora se mostra exigente demais.
Numa breve análise sobre o conceito de opinião pública como norte da informação, usaremos como exemplo o ritmo com que as matérias de grandes mídias são exibidas nos noticiários televisivos do horário nobre da noite. Esses programas jornalísticos, que têm como objetivo resumir os principais assuntos do dia, precisam ser dinâmicos na apresentação dos temas. Desta forma, a atenção do telespectador passa do assunto sobre segurança nacional para o último escândalo envolvendo alguma celebridade. De modo geral, assim, como se “dançássemos conforme a música” realmente, fica difícil formar uma opinião a respeito de fatos e muito mais fácil emprestá-la, pronta para o consumo. A opinião pública perde, não raro, seu “palco” de debates ocupando o lugar de “expectador” e a informação ganha outros norteadores.
Sugestão de Leitura: SASTRE, Angelo. Observatório da Imprensa. JORNALISMO CONTEMPORÂNEO O que fazer contra a crise de identidade.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
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