Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Conhecendo o Jornal Piracicaba







O Jornal de Piracicaba foi fundado há mais de 100 anos, porém sua sede localizada na Av. Com. Luciano Guidotti , onde a visita foi realizada, foi inaugurada em 1995.
A visita foi instruída pela editora chefe do caderno de cultura, Eleni Destro, que trabalha no jornal desde 1991, quando trabalhava como revisora de texto, após isso passou a cuidar do projeto "JP na Escola" por 3 anos.
Hoje além de editora do caderno de cultura, também é editora do caderno suplementar "Tribos".



Inicialmente conhecemos a redação do jornal, que é composto por 22 jornalistas (que inclui editores e repórteres), 1 pesquisadora, 4 paginadores e 5 fotógrafos, além de 3 revisores.





O local de impressão estava em manutenção pois funciona só a noite (e a visita foi realizada pela manhã).
A impressão parte de 4 cores (azul, amarelo, vermelho e preto) - no caderno de 4 folhas apenas a capa é colorida. A máquina que cuida da impressão possui 4 chapas para cada página, que é monitorada por 8 impressores e 1 pessoa cuida da manutenção. São usados 380 kg de papel para a impressão, e o jornal não possui número fixo de páginas, variando entre 50.
A impressão começa as 22h, após esse processo o jornal passa pela amontação e encadernação, que é manual, e por fim há a distribuição que se inicia as 04h, e o assinantes recebem os exemplares por volta das 06h30min, 07h.
A tiragem é de 20 mil exemplares de terça a sexta (o jornal não é veiculado as segundas) e dos domingos. 22 mil.

No local onde acontece a impressão, há um painel, criado na inauguração, com imagens que representam Piracicaba (uma homenagem ao Rio Piracicaba).



De volta a redação, soubemos que um programa de computador chamado SDE é usado na elaboração do jornal. O caderno de Cultura é o primeiro a ser fechado (as 19h). Além do caderno de Cultura (que apenas muda o nome as sextas e domingos), os cadernos de Economia, Esporte, e Cidade são fixos.
Os cadernos suplementares com veiculação apenas aos fins de semana são: Jornalzinho, Tribos, Movimento, Arraso e Fim de Semana.

Conhecemos também um departamento específico para o tratamento de imagem, onde acontece uma melhoria na qualidade da imagem, para compensar a má qualidade do papel. Por isso só são aceitas fotos em alta qualidade para serem usadas.
Ainda neste departamento conhecemos uma máquina de grande utilidade, que faz com que a chapa já saia pronta para a impressão.






Há um departamento de marketing, onde são vendidos espaços destinados a publicidade, que por sinal também tem uma pequena agência no jornal, destinada a anunciantes que não possuem anúncios prontos.
Finalmente conhecemos a sala de reuniões, onde são realizadas as reuniões de pauta, e onde entrevistamos a editora Eleni Destro, e a repórter do caderno de Cultura, Marcela Benvegnu.




Fotos: Matheus Rontani e Eduardo Costa

Visite o site oficial do Jornal de Piracicaba, e acesse o Jornal On Line ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário