Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Uma breve história do jornal impresso


O chamado jornalismo moderno, começou no século XVI, nos Cafés de Londres, onde os donos dos cafés estimulavam conversas com os viajantes, que contavam o que haviam visto pelo caminho. Os tipógrafos recolhiam as informações e depois imprimiam. Os primeiros jornais, saíram desses cafés em 1609.

Segundo Bill Kovach e Tom Rosenstiel (autores do livro "Os Elementos do Jornalismo") a escrita teve um grande avanço. Antes eram usados suportes como tiras de chumbo, pele e o papiro. Os romanos escreviam a Acta Diurna (documentos oficiais de Roma, que se tornavam públicos), com as tiras de chumbo. Com a revolução da escrita, houve o surgimento da imprensa.

A imprensa diária chegou ao Brasil em 1808, tal atraso se deu por motivos políticos e econômicos.

Johannes Gutenberg ficou conhecido como o grande revolucionário da impressão, por ter feito sua grande obra impressa, a Bíblia; mas os verdadeiros criadores da imprensa, foram os chineses, pois mesmo antes de Gutenberg, as noticias já circulavam.

As primeiras publicações jornalísticas, surgem no começo do século XVII, na Alemanha, nos Paises Baixos e na Inglaterra.


Gazeta do Rio de Janeiro começou a circular em setembro de 1808

Na história do jornal impresso, estão as Gazetas, as noticias eram vinculadas ao interesse mercantil (chegada de navios, relato de guerras), eram periódicas e manuscritas. Gazeta era a moeda utilizada em Veneza, no século XVI, os manuscritos e periódicos custavam uma moeda, ou seja ,uma gazeta. Começou a circular em 1808, no Rio de Janeiro e deixou de circular em 1822, com a Independência. Essas informações mercantis deriva das Letteri D`avvisi (cartas manuscritas, não periódicas, que já eram recebidas pelos comerciantes venezianos,desde o século XIII). Esse tipo de informação (Letteri D`avvisi), começou a criar atritos pelos nobres e religiosos que começaram a se sentir prejudicados pela exposição pública.


Correio Braziliense foi o primeiro jornal do Brasil (Julho de 1808)


No Brasil, o primeiro jornal foi de opinião (que era de função política), o Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, em 1808, era em formato de um livro e não tinha colunas nas páginas. Era impresso em Londres e trazido clandestinamente ao Brasil.

Segue abaixo algumas diferenças entre os dois jornais:



Correio Braziliense:

Gazeta do Rio de Janeiro:

Surgiu em junho de 1808

Surgiu em setembro de 1808

Era impresso em Londres

Era impresso no Brasil

Mensal

Bi-semanário

Publicava, em média, cem páginas

Publicava, em média, quatro páginas

Criticava o governo brasileiro

Era favorável ao governo


Bibliografia e Imagens:

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do Jornalismo

AMARAL, Luiz. Técnica de jornal e periódico

PENA, Felipe. Conceitos e histórias

AZEREDO, Diana. Imprensa brasileira completa 200 anos. Disponível em Folha do Mate. Acessado em 29/04/09


3 comentários:

  1. Pessoal! O blog de vocês está uma delícia. Parabéns pelo competente trabalho que vocês têm desenvolvido. Sou fã de vocês. Ronald.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo conteúdo e organização do Blog!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber, quando, em que ano, século, ou momento histórico o jornal impresso começou a apresentar colunas femininas, mais precisamente a coluna de gastronomia.

    ResponderExcluir